Para dar os primeiros passos rumo a uma casa inteligente, você pode começar pela instalação de um interruptor smart, que é uma das opções para controlar a iluminação da residência. Com ele, você poderá ter mais praticidade em algumas tarefas do dia a dia.
Neste conteúdo, você vai entender o que é e como funciona o interruptor inteligente para a sua casa!
O interruptor inteligente é um dispositivo que permite acionar lâmpadas pelas suas teclas ou remotamente. Quando conectado à internet ele oferece mais facilidade para os usuários, que podem controlar a iluminação a distância, por aplicativo ou comando de voz com um smart speaker.
A tecnologia permite unificar interruptores, oferece controle compartilhado com outros usuários e dá liberdade para que sejam programadas rotinas de iluminação.
Os modelos de interruptor inteligente com mais de uma tecla facilitam essa distribuição de automações. Se já tiver outros dispositivos inteligentes em casa, a combinação com o interruptor inteligente é ainda mais fácil, pois é possível integrá-los.
Se você possui um interruptor inteligente de 2 ou mais teclas, você pode configurar o “modo cinema”, por exemplo. Então quando receber alguns amigos para uma sessão de cinema em casa, um dos botões do seu interruptor smart instalado na sala de TV pode ativar o “modo cinema”, em que as luzes do ambiente se apagam, a televisão é ligada e as cortinas se fecham. Em resumo, com um simples toque no interruptor, uma série de ações são desencadeadas simultaneamente.
São diversas as possibilidades de integração e os benefícios que oferecem esses dispositivos. Conforme cada tipo de interruptor, existe um modo de instalação e uma configuração mais adequada para utilizar melhor todos os recursos.
Como é preciso mexer com fiação, o ideal é que um profissional faça a instalação para garantir mais segurança. Porém, vale a pena conferir como funciona o processo nos diferentes modelos.
De modo geral, você encontra três modelos de interruptor smart no mercado. Saiba como funciona e qual é o tipo de instalação necessária para cada um deles:
É um dispositivo semelhante ao interruptor convencional, instalado na caixa 4×2, também conhecida como caixa de passagem, e funciona como um substituto.
Para instalá-lo, você precisa tirar o interruptor que já possui e colocar o interruptor smart no lugar. É fundamental ter o fio neutro para realizar a instalação.
É a opção ideal para aqueles que buscam um visual mais discreto e não querem fugir tanto da aparência de um interruptor tradicional.
Funciona da mesma forma que o interruptor smart de tecla comum e a instalação também deve ser realizada com um fio neutro. O diferencial desse modelo está na quantidade de teclas, que normalmente aparece em versões de até seis, o que possibilita criar mais automações e centralizá-las no mesmo interruptor.
Além disso, tem o design mais sofisticado e o acabamento é em vidro, capaz de se adequar mais facilmente em diferentes estilos de decoração.
Também com as funcionalidades práticas de rotina ou ativação por comando de voz, o interruptor touch tem iluminação própria, é moderno e de fácil utilização. Para os amantes da tecnologia e sofisticação, é a opção perfeita para trazer elegância para a sua casa.
É também conhecido como interruptor embutido. Ao instalar o controlador junto a uma tomada, você pode transformá-la em smart, sendo possível ligar, desligar ou programar pelo app o funcionamento de equipamentos conectados a ela.
Com esse dispositivo, você também pode manter os interruptores comuns que já estão instalados nos cômodos para acionar as lâmpadas e criar automações. É um modelo prático e discreto, que pode trazer as facilidades da automação em momentos desejados.
Em qualquer um dos modelos listados, as configurações do dispositivo são feitas por aplicativo para smartphone e podem ser acessadas e controladas com muita facilidade, trazendo uma praticidade maior ao seu dia a dia.
Leia também: Vantagens da automação residencial que talvez você não saiba

As automações e tecnologias atuais foram desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, otimizar o seu tempo e trazer mais comodidade à sua rotina, muitas vezes corrida.
Existem dispositivos capazes de realizar tarefas com um simples comando de voz ou ao toque no celular, o que pode deixar tudo mais simples.
Os dispositivos smart são práticos e de fácil utilização, o que permite um acesso facilitado ao lar das pessoas atualmente.
Além de facilitar a vida dos moradores, existem outros benefícios desses dispositivos, que listamos a seguir:
Leia também: Aplicações e benefícios de um sistema de segurança residencial Wi-Fi
Agora que você já sabe como funciona o interruptor inteligente, você provavelmente sabe como escolher o modelo ideal para a sua residência. São diferentes modelos disponíveis no mercado, pensados para diversos gostos, tipos de casa ou necessidades.
Para ajudar ainda mais nesse processo, listamos algumas possibilidades.
Se você busca mais praticidade, pode optar por um interruptor inteligente com conexão a assistentes virtuais, como a Alexa. Com ela, é possível ajustar uma programação de acordo com a sua rotina, para que as luzes sejam ligadas ou desligadas.
Além disso, conectar o interruptor inteligente a Alexa, permite que as luzes sejam ativadas ou desativadas por comando de voz, a qualquer momento e de qualquer cômodo da casa.
Existem diferentes modelos no mercado para atender às suas necessidades, trazendo designs modernos e funcionalidades úteis para o seu dia a dia.
O interruptor inteligente com conexão WiFi é uma ótima opção para a sua casa, pois permite o acesso remoto e o controle das luzes por meio da Alexa. Desta forma, basta instalar o dispositivo, conectar à assistente virtual e ter todo o controle da iluminação na palma da sua mão.
A Intelbras possui diversos dispositivos feitos para automatização de toda a iluminação da sua casa , deixando a sua vida muito mais prática.
Falar com especialista